Test Footer 1

<--isso--!
» »Unlabelled » Eliane Novais cobra saneamento ambiental no Estado


Dep. Eliane Novais (PSB)
A deputada Eliane Novais (PSB) destacou, na sessão plenária desta quinta-feira (02/06), o Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 05. Durante o discurso, a parlamentar chamou atenção para o saneamento ambiental e da coleta de lixo no Estado, questões que estão comprometendo, segundo ela, a população cearense e a saúde ambiental dos recursos naturais, em especial dos rios e do mar.

A parlamentar informou que o último relatório mensal da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), que mede o índice de praias aptas para o banho de mar, constatou que dos 31 pontos analisados, apenas 14 estão em condições apropriadas. “As fortes chuvas do primeiro semestre aliadas a deficiência do saneamento ambiental e galerias clandestinas de esgoto contribuem para a deterioração da água e dos frutos do mar devido à grande quantidade de esgoto, lixo e detritos que acabam desembocando no oceano”, explicou.

Segundo ela, a poluição ligada ao material despejado de forma irregular provoca entupimento das tubulações, danifica equipamentos e causa extravasamento dos poços e bueiros. “Essa sucessão de acontecimentos influencia diretamente na qualidade de vida e na saúde de banhistas e pescadores das populações ribeirnhas”, ponderou.

Na avaliação dela, o problema é mais um fator que mostra a necessidade urgente de se investir na ampliação da rede de esgoto e em água tratada no Estado. “A falta de saneamento ambiental, conceito amplo que envolve esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos urbanos, manejo de águas urbanas e controle de enchentes, tem forte impacto, em especial de crianças e adolescentes, pois, quando têm contato com esgotos a céu aberto, contraem parasitoses e doenças relacionadas”, argumentou a deputada, informando ainda que cerca de 60% das internações de crianças de 0 a 10 anos são causadas pela falta de água potável ou esgotamento sanitário.

Citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na publicação Indicadores de Desenvolvimento Sustentável de 2010, Eliane revelou que 74% dos domicílios são inadequados para moradia. A situação, segundo a parlamentar, coloca o Estado abaixo da média brasileira, de 43%. Em todo o Nordeste, 40,2% das residências não apresentam problema.

Em aparte, o deputado Ely Aguiar (PSDC) disse que a situação tem prejudicado as praias da Capital e sugeriu a realização de uma parceria entre a Cagece e Prefeitura. “Temos praias bonitas perto de nossas casas, mas não podemos ocupá-las pelo alto grau de poluição”, lamentou.

O deputado Roberto Mesquita (PV) enalteceu a preocupação da parlamentar, que é servidora da Cagece, afirmando que ela está “cortando na própria carne” para alertar as autoridades e a população cearense. “Façamos políticas públicas que venham de encontro aos que mais precisam”, cobrou.

O deputado Fernando Hugo (PSDB) considerou “triste” a “balneabilidade” da orla cearense, que, segundo ele, se choca com a beleza das praias. “Todo turista que chegam à Beira-Mar e se defronta com a exuberância do mar fica satisfeito, mas se ele tomar banho em toda a orla vai sair mais sujo que sapo quando cai em fossa”, relatou.

Fonte: AL-CE.

Postador Dra. VALÉRIA

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

1 comentários:

  1. O que não dizer da imundice que desce a céu aberto para dentro do açude Pereira de Miranda? Há disposição na câmara de vereadores, secretaria de meio ambiente, secretaria de saúde e comunidades ribeirinhas para discutir o fato? Que inclusive é matéria da Campanha da Fraternidade? Se sim, é sinal de evolução, se não é sinal de desinteresse, desorganização e BURRICE mesmo!!! Vamos fazer uma contagem regressiva de sobrevida do açude, já que somos campeões de desorganização e poluição cfe apontou a reportagem do jornal O Povo "Os mares do sertão". Não perca essa oportunidade Dra Valéria, a única com capacidade para enxergar e trabalhar esse fato real e perigoso as nossas vidas!!!

    ResponderExcluir