Test Footer 1

<--isso--!
» »Unlabelled » Criação do PSD muda cenário político

Partido será um dos maiores em termos de representatividade política em Mato Grosso. Lideranças se desdobram em ato de filiações 


Divulgação
O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab ao lado de José Riva durante ato de apoio ao novo PSD em Mato Grosso
ANA ROSA FAGUNDES
Da Reportagem

Com a aprovação do registro de criação do PSD pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cenário político de Mato Grosso passará por uma mudança. O novo PSD estará entre as maiores legendas do Estado em termos de cargos representativos e ainda vai esvaziar outras siglas.

Em Mato Grosso, a criação da nova legenda foi capitaneada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP). Pela força política que tem, ele conseguiu arregimentar dois deputados federais, Eliene Lima e Homero Pereira, dois suplentes de deputados federais mas que estão em exercício, Néri Geller e Roberto Dorner, e mais quatro deputados estaduais, 46 prefeitos e cerca de 350 vereadores, além do vice-governador do Estado, Chico Daltro.

Agora, não só em Mato Grosso, mas em todo o Brasil, a nova sigla terá que fazer uma maratona de atos de filiação. As lideranças políticas que vão para o partido terão 10 dias para pedir saída de suas legendas e fazer a filiação no novo PSD caso queiram participar das eleições municipais do ano quem vem. Conforme calendário oficial do TSE, para ser candidato na eleição de 2012 é preciso estar filiado a um partido político até o dia 7 de outubro, um ano antes da eleição.

O deputado José Riva manifestou na semana passada a “angustia” na demora da criação do partido. No Tribunal Regional Eleitoral (TRE) eles conseguiram o registro de criação do partido, mas ainda dependia da decisão do TSE. Havia o temor da decisão não sair a tempo para o partido disputar as eleições municipais do ano que vem ou então que a decisão não fosse favorável a criação da legenda.

Algumas lideranças, como o vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli, que está sem partido hoje, já buscava uma segunda opção para o caso do PSD não sair do papel. Com a confirmação do criação, Tião irá se filiar ao PSD e o partido estará no comando da segunda maior cidade do Estado.

Ontem o deputado José Riva, ao ficar sabendo da aprovação do PSD, ficou emocionado. “Foi a vitória da democracia, o PSD tinha que sair. Agora vamos nos preparar para fazer os atos de filiação”, disse o deputado. Riva sempre contestou as informações de falsificação de assinaturas. Ele explicou que as assinaturas são comparadas com a do título. “Mas é difícil a pessoa assinar igual no título. Assinatura de vereador que confirmou ir para o partido foi dada como falsa. Não teria porque isso”, manifestou Riva.

Conforme a legislação eleitoral, para um novo partido ser criado é preciso que pelo menos 0,5% do eleitorado do país assine o manifesto de apoio ao partido, o que significava para o PSD 491 eleitores. O partido apresentou 538.263 assinaturas, porém dividias em listas autenticadas por cartórios eleitorais e outras consolidadas por Tribunais Regionais Eleitorais. No TSE, a criação do partido foi aprovada por maioria dos sete ministros.

A iniciativa de criação do partido é do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que insatisfeito com o DEM, resolver deixar o partido. A criação de uma nova legenda abre a brecha para mudança de legenda sem a punição por infidelidade partidária, que vigora desde 2005 e não permite a mudança de partido sem uma justa causa. 

Postador Dra. VALÉRIA

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta