Test Footer 1

<--isso--!
» »Unlabelled » Programa Protagonismo Infanto-Juvenil - sessão solene na Assembléia Legislativa do CE



O presidente da Comissão da Juventude, deputado Júlio César Filho (PTN) abriu, na manhã desta segunda-feira (10/10), no Plenário 13 de Maio, a sessão solene em comemoração ao Dia da Criança. Durante o evento, ocorreu também o lançamento do Programa Protagonismo Infanto-Juvenil, que institui o “Parlamento Infanto-Juvenil Cearense e o “Parlamento Jovem Cearense”. A iniciativa foi do deputado em parceria com a presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada Bethrose (PRP).

Conforme Júlio César Filho, o Programa vai incentivar a participação dos jovens, que poderão colaborar com ideias e sugestões ao parlamento. “O Protagonismo Infanto-Juvenil será uma ajuda dos jovens aos deputados, já que eles apresentarão projetos de lei e requerimentos para serem demandados”, disse. 

Além disso, conforme pontuou, a iniciativa possibilitará que os jovens e adolescentes conheçam mais sobre o Parlamento Estadual. “Vocês vão sentir na pele o que é ser um deputado”, afirmou. Ele observou que a iniciativa da Mesa Diretora da Casa, ao criar o programa, contribui para que “o jovem se envolva mais com o meio político”. 

O parlamentar assinalou ainda que a juventude brasileira deve comemorar aprovação, na Câmara Federal, do Estatuto da Juventude na última semana. “O projeto do Estatuto ficou mais de 7 anos tramitando naquela Casa e finalmente foi aprovado”, salientou, lembrando que o documento, agora, aguarda a aprovação no Senado Federal. Entre os pontos favoráveis do Estatuto, ele salientou a meia-entrada artística gratuita para os jovens, além da criação de políticas públicas voltadas para segmento.

A deputada Bethrose lembrou que o Programa constará todos os anos no calendário da Assembleia, “fazendo com que crianças e adolescentes vivenciem o Legislativo”. A parlamentar ressaltou que o Programa institui o Parlamento Infanto-Juvenil, voltado para estudantes da 5ª a 9ª séries do Ensino Fundamental II, com idades entre 10 a 14 anos; e o Parlamento Jovem Cearense, destinado a alunos do 1º ao 3º ano, na faixa etária de 15 a 18 anos. Conforme explicou, 70% das vagas serão destinadas a estudantes das escolas públicas, compreendendo as estaduais e municipais, e 30% para os de escolas privadas.

De acordo com a parlamentar, os alunos participantes também vão poder “reconhecer a realidade do Legislativo e trabalhar mais a questão da cidadania, além de exercitar a participação na política”. Ainda segundo ela, o Programa “é mais um passo significativo para aproximar representantes e representados”. 

Bethrose também citou a aprovação do Estatuto da Juventude como “uma das maiores conquistas para a valorização dos jovens”. Contudo, lembrou que o Estatuto da Criança e do Adolescente, aprovado em 1990, não tem sido cumprido em sua plenitude. “Ainda temos uma dívida muito grande com nossa infância”, comentou.

Também participaram da solenidade o coordenador de Programas de Estágios da Universidade Federal do Ceará (UFC), Francisco Osterne; o coordenador da área de Cultura do município de Chorozinho, Eduardo Martins, e o professor Daniel Vasconcelos, representando a secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, além de estudantes de escolas públicas e privadas. 

EU/AM

Postador Dra. VALÉRIA

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta