Test Footer 1

<--isso--!
» »Unlabelled » Roberto Mesquita responde a Perboyre e defende liberdade de expressão



Dep. Roberto Mesquita (PV)
Na tarde desta quarta-feira (05/10), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, o deputado Roberto Mesquita (PV), defendeu a liberdade de imprensa, respondendo as críticas feitas hoje pelo deputado Perboyre Diógenes (PSL) sobre o jornalista Fernando Maia do jornal O Estado. Perboyre teria defendido o prefeito de Iguatu, Agenor Gomes de Araújo Neto, afirmando que Maia cometeu uma injustiça com o “melhor gestor do estado do Ceará”, ao realizar denúncias a respeito do prefeito em sua coluna.

Para Mesquita, é preciso erguer no Poder Legislativo uma “catedral para se cultivar a liberdade de expressão”. Ele disse que, com certeza, o deputado do PSL não tinha o propósito de fazer a crítica da forma que ele compreendeu e saudou O Estado, lembrando que o jornal tem o lema “Você jamais será livre sem uma imprensa livre”. 

“O jornal O Estado tem 75 anos de história, período em que vem contribuindo para a formação da sociedade cearense, trazendo idéias inovadoras e ideais democráticos. É um jornal que abre suas páginas para que cidadãos cearenses, colunistas e jornalistas expressem suas opiniões. E é lá que o jornalista Fernando Maia expressa suas idéias”, afirmou. 

De acordo com o deputado, Perboyre tem todo o direito, com a liberdade que a democracia prega, de pensar diferente do jornalista. Porém, segundo ele, o jornalista também tem o mesmo direito de expressar sua opinião e seus pensamentos. “É cultivando a democracia desta forma, em que opiniões diferentes são colocadas com a liberdade oferecida pelo momento, que O Estado nos presenteia com colunas como a de Fernando Maia”, acrescentou.

Em aparte, o deputado Perboyre Diógenes destacou que, realmente, em momento algum quis diminuir o jornal, nem mexer em sua credibilidade. Ele explicou que sua intenção foi solicitar ao jornalista cuidado com suas palavras, pois, “se ele escrevesse em um veículo de maior circulação, o estrago feito em cima de um prefeito honesto e trabalhador, com quem ele já teve problemas pessoais no passado, fosse talvez irreversível. Não tive a intenção de mexer com a importância do jornal O Estado”, concluiu.

O deputado Capitão Wagner Sousa (PR) registrou que vem de uma instituição em que o direito de se expressar não é tão bem visto, pois, segundo ele, aquele que se expressa no militarismo é geralmente visto como subversivo. Ele ressaltou, porém, que tem consciência de que no meio civil isso é diferente. Wagner lembrou ainda, que o próprio jornalista Fernando Maia o criticou em sua coluna na semana passada, mas ele não cobrou satisfação porque “expressar opinião é um direito previsto constitucionalmente”. 

Por fim, Roberto Mesquita salientou que a Polícia Militar é uma instituição onde se prega a hierarquia e a disciplina, ao contrário do Parlamento, onde esta não existe. “Aqui todos nós somos iguais. Existem aqueles que têm até sete mandatos, como o deputado Moésio Loiola (PSDB), aqueles que já foram prefeitos, mas, mesmo com essas características diferentes, somos iguais e é essa igualdade que devemos exaltar sempre”, encerrou. 

Postador Dra. VALÉRIA

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta