Test Footer 1

<--isso--!
» »Unlabelled » contas desaprovadas - TJ mantém decisão contra ex-vereador

Cleanto Uchoa / Francisco Cleanto Bezerra Uchoa

Os desembargadores mantiveram decisão do TCM, que desaprovou as contas do ex-presidente da Câmara de Mulungu

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, através de acórdão de sua Terceira Câmara Cível, manteve a decisão tomada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que desaprovou as contas apresentadas pelo ex-presidente da Câmara Municipal do Município de Mulungu (a 110Km de Fortaleza), Francisco Cleanto Bezerra Uchoa.

O TCM havia condenado Uchoa ao pagamento de multas por conta de diversas irregularidades administrativas constatadas durante a investigação contábil. Insatisfeito com a punição, o vereador ingressou com um recurso junto à Terceira Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, e esta suspendeu os efeitos da medida tomada pelo TCM.

Alegou o ex-presidente da Câmara que não lhes foi assegurado pelo TCM o direito ao contraditório e à ampla defesa.

Contudo, o Estado decidiu apelar ao Tribunal de Justiça para anular a decisão do juizo da Fazenda Pública. O recurso teve como relator o desembargador Francisco Gladyson Pontes, que em seu relatório, assegurou ter o Tribunal de Contas tão somente "cumprido a sua missão constitucional de zelo pela coisa pública, haja visto o desrespeito à legislação apurado pelo órgão técnico, a justificar a imputação da multa imposta".

Irregularidades

Conforme a investigação feita pelo TCM, durante a prestação de contas pela sua gestão à frente da Câmara Municipal de Mulungu, o então vereador cometeu "omissão de documentos demonstrativos de ações financeiras e gerenciais, atraso na remessa de prestação de contas de meses específicos durante o período de sua gestão, existência de dívida flutuante relacionada com restos a pagar do Legislativo e divergência de valores em determinada documentação financeira".

Além disso, os desembargadores da Terceira Câmara Cível foram unânimes em considerar que, "ao Poder Judiciário não cabe a apreciação de aspectos de legalidade e constitucionalidade que circundam a esfera jurídica dos atos administrativos", isto é, o TJ não poderia intervir em decisão técnica administrativa do TCM.

Postador Dra. VALÉRIA

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta