Test Footer 1

<--isso--!
» »Unlabelled » Contrato caduca e é pedida a devolução do prédio da Farmácia Osvaldo Cruz, na Praça do Ferreira


O endereço Major Facundo, 576, Centro de Fortaleza, tem ordem para ser desocupado até dia 3 de dezembro de 2011. Lá funciona, há 77 anos, Farmácia Oswaldo Cruz. A proprietária do estabelecimento, Fátima Ciarlini, contou que recebeu uma ligação da proprietária do imóvel, há três meses, na tentativa de negociar a renovação do contrato de locação.

Não houve acordo e, ontem, sob o respaldo da Lei do Inquilinato (8.245/91), foi pedida a devolução do prédio. “Ela queria duas vezes o valor do aluguel. Queria um valor que veio da cabeça dela.

No contrato, teria o reajuste normal no índice INCC (Índice Nacional da Construção Civil), e, por fora, queria um valor a mais”, disse Airton Caracas, diretor administrativo da Farmácia Oswaldo Cruz.

O estabelecimento contratou um advogado para evitar o despejo, já que, segundo informou, o prédio está em processo de tombamento por meio da Prefeitura de Fortaleza. O Povo entrou em contato com a Fiducial Imobiliária, responsável pela administração do prédio.

A empresa preferiu não se pronunciar sobre o assunto. Segundo O Povo apurou, o contrato de locação já está vencido e a família proprietária do imóvel, que reside no Rio de Janeiro, tem interesse em alugá-lo por um valor mais alto ou vender a propriedade.

Valor histórico

O prédio é particular e a ordem de despejo para a Oswaldo Cruz é legal. Mas o assunto se torna de interesse público em função do valor histórico do estabelecimento, explica Armando Cavalcante, diretor-tesoureiro Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).

  “Pode pedir o prédio e tem direito a agir dessa maneira. A lei favorece. Mas tem o lado humano e histórico da cidade. A farmácia já é uma referencia, uma tradição, e até ponto de atração turística da cidade.

Teve importância na história da cidade”, comentou Cavalcante. Para ele, o juiz vai definir em função da legislação. No entanto, trata-se de um caso que deve envolver toda a população. “A cidade pode fazer uma desapropriação e manter a farmácia funcionando. Isso é uma prerrogativa do município e do Estado”, sugere.  

Entenda a notícia

A lei é fria. A cultura e a história, não. A concretização do despejo da Farmácia Oswaldo Cruz significa manter a fama de não valorizar o passado, significa enterrar 77 anos de serviços prestados.

Saiba mais

Modelo de negócios familiar
O primeiro proprietário da Farmácia Oswaldo Cruz foi Hotêncio Mota. Cerca de 10 anos depois, vendeu o estabelecimento ao então empregado Edgar Rodrigues de Paula, falecido há três anos.

A farmácia tem 32 funcionários e possui uma filial no município de Caucaia, aberta há um ano e seis meses.
O pedido de tombamento do prédio da Oswaldo Cruz foi feito pelo jornalista e historiador Nirez, dia 13 de agosto de 2011.   

Postador Dra. VALÉRIA

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta