Test Footer 1

<--isso--!
» » educação básica Sobral tem melhor nota do Ideb no Nordeste

Ao alcançar 6.6 pontos, Sobral zerou a taxa de abandono escolar do 1° ao 5° ano e pelo cálculo do Ideb de 2009 tem 91% de taxa de alfabetização 
FOTO: WELLINGTON MACÊDO
Clique para Ampliar
A educação na capital cearense foi avaliada como uma das piores no último resultado do Ideb 
FOTO: LIANA SAMPAIO
O índice de 6.6 de Sobral ajudou o Brasil a chegar entre os três países do mundo que evoluíram em Educação

Sobral Este Município tem uma educação exemplar para todo o Brasil. A cidade apresentava, em 2007, um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3.2. No último Ideb divulgado, o de 2009, está com 6.6 de nota, a melhor do Nordeste. Supera média proposta pelo Ministério da Educação para 2021, que é de 6.1. A perspectiva é que, para 2011, o Ideb sobralense chegue a 7.

O índice de 6.6 em 2009 de Sobral ajudou o Brasil a chegar entre os três países do mundo que mais evoluíram em Educação na década passada. O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e em taxas de aprovação.

Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede escolar cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. E é exatamente o que acontece em Sobral. Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da Educação.

O Ideb é medido a cada dois anos e o objetivo é que o Brasil, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota média 6 em 2021 - correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

E Sobral superou esta média já em 2009, quando chegou a 6.6. A qualidade do ensino que se observa na rede pública municipal insere a cidade entre os mais alfabetizadas do Brasil e também uma das mais premiados. Isso é motivo de comemoração, mas preocupação para o prefeito Clodoveu (Veveu) Arruda. "Nossa média do Ideb é de 6.6, a melhor do Nordeste brasileiro, superando a média proposta pelo Ministério da Educação para o ano de 2021. Essa melhoria indica que um ensino de qualidade está garantido a milhares de sobralenses. Mas podemos melhorar ainda mais este Ideb. Para tanto, lançamos um pacote educacional com investimento superior a R$ 66 milhões", revela.

Crianças lendo, escrevendo e fazendo as operações básicas de Matemática, antes de chegarem à terceira série do Ensino Fundamental, se constitui um grande feito, quando se compara a Educação de Sobral com a maioria das cidades brasileiras. É só olhar o Ideb 2009, no qual Sobral supera a média nacional de 4.4 e a média cearense de 4.2. Ao alcançar 6.6 pontos, Sobral zerou a taxa de abandono escolar do 1° ao 5° ano e, pelo cálculo do Ideb de 2009, tem 91% de taxa de alfabetização no 1° ano e 100% de taxa de escolaridade do 1° ao 9° ano.

Para avançar ainda mais, a Prefeitura lançou este ano o projeto "Escola Aprender Melhor". As ações do projeto de R$ 66 milhões estão divididas em três eixos: infraestrutura, valorização do magistério e fortalecimento da gestão com foco na aprendizagem escolar. No primeiro eixo estão previstas, até 2012, a construção de oito Centros de Educação Infantil, cinco escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e duas quadras cobertas. Foram autorizadas a ampliação de 41 escolas; construção de duas escolas de tempo integral (Ciro Gomes, na sede em 2012; e Francisco Aguiar, no Distrito de Aracatiaçu, em 2013) e a reforma de 19 prédios.

No segundo eixo, as principais melhorias são a ampliação e o aumento da Gratificação por Produtividade Docente e a abertura de 160 vagas em concurso público para professor. No terceiro eixo, destaque para a aquisição de dois mil computadores portáteis do formato netbooks para os alunos que obtiverem o melhor desempenho na Prova Brasil, que é base para o Ideb.

A Prefeitura mantém cerca de 1,6 mil professores em sala dando aula para 36 mil alunos. Isso proporciona 95% de taxa de alfabetização. Sobral tem mais uma vantagem. Mantém uma das poucas escolas de Formação Permanente do Magistério do País.

MAIS INFORMAÇÕES

Ministério da Educação
Esplanada dos Ministérios. Bloco L - Brasília. Telefone: (61) 2022.7776
http://www.portal.mec.gov.br

CEARÁ
Índice está ruim em 46% da cidades


86 dos 184 Municípios estão com notas abaixo de quatro no Ideb. Sinal de que a Educação precisa melhorar

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) está ruim para 46,74% das cidades cearenses. Levaram em 2009 baixas notas (menos de quatro) 86 dos 184 Municípios cearenses. O pior Ideb no Ceará é de Ipaumirim com 2.5. Cidades grandes como Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Caucaia, Canindé, Monsenhor Tabosa, Nova Russas e Baturité também não obtiveram boas notas no exame.

Fortaleza tirou 3.9. A mesma nota receberam Juazeiro do Norte, Caucaia, Canindé, Barbalha, Antonina do Norte, Aratuba, Choró, Coreaú, Farias Brito, General Sampaio, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Moraújo, Pacajus, Quiterianópolis, Tabuleiro do Norte e Quixeré.

Crato foi avaliado com nota 3.8 ao lado de Chaval, Solonópole, Mulungu, Pentecoste, Porteiras, Quixelô, Granja, Guaiuba, Icapuí, Jaguaretama, Jardim e Trairi. Baturité ganhou 3.5. Nota semelhante a de Baixio, Barreira, Milagres e Ererê.

Com notas muito ruins além de Ipaumirim (2.5) estão Lavras da Mangabeira (3.0), Acarape (3.1) e Ipueiras (3.1). Com nota 3.3 aparece Monsenhor Tabosa ao lado de Itarema, Itatira, Jaguaribara, Missão Velha e Salitre. Nova Russas com 3.2 empata com Itarema e Ibaretama.

No ranking do Ideb 2009 no Ceará tiraram nota 3.4, 13 Municípios: Capistrano, Cedro, Chorozinho, Arneiroz, Aurora, Icó, Morada Nova, Orós, Palmácia, Poranga, Saboeiro, Umari e Santana do Acaraú. Com 3.6 de nota no Índice estão 11 cidades: Umirim, Jucás, Marco, Ocara, Pacujá, Potiretama, Ibicuitinga, Aracoiaba, Ararendá, Tamboril e Caridade. Já a nota 3.7, tiraram 12 Municípios: Altaneira, Apuiarés, Assaré, Barro, Campos Sales, Caririaçu, Cascavel, Pacoti, Piquet Carneiro, Irauçuba, Jaguaribe e Tejuçuoca.

Com notas a partir de quatro aparecem 98 Municípios (53.26%). Com nota acima de seis, além de Sobral (6.6), apenas Abaiara (6.5). Tiraram notas a partir de cinco outras quatro cidades: Groaíras (5.6), Itaiçaba (5.3), Pedra Branca (5.1) e Senador Pompeu (5.0).

Com nota 4.9 estão quatro cidades: Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Mucambo e Jaguaribe. Com 4.8, aparecem Eusébio e Forquilha. Com 4.7 estão: Alto Santo, Beberibe, Brejo Santo, Independência, Ipaporanga, Maracanaú, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Tarrafas. Já com 4.6 estão Aiuaba, Itaitinga e Meruoca. Tiraram nota 4.5: Ubajara, Quixeramobim, Tianguá, Guaramiranga, Itarema, Iracema e Horizonte. Com nota 4.4: Acopiara, Araripe, Bela Cruz, Camocim, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Granjeiro, Martinópole, Nova Olinda e Novo Oriente. Com 4.3: Amontada, Cariús, Fortim, Frecheirinha, Itapajé, Jati, Limoeiro do Norte, Maranguape, Madalena, Milhã, Paraipaba, Redenção, Russas, Santa Quitéria e, ainda, Santana do Cariri.

Com nota 4.2 estão: Banabuiú, Graça, Morrinhos, Quixadá e Tauá. Com 4.1, 26 cidades: São Benedito, Reriutaba, Uruburetama, Aracati, Boa Viagem, Crateús, Croatá, Ibiapina, Iguatu, Mauriti, Miraíma, Mombaça, Pacatuba, Palhano, Potengi, Parambu e Pereiro. Com nota quatro, 16 Municípios: Acaraú, Alcântaras, Aquiraz, Barroquinha, Cariré, Carnaubal, Catunda, Ipu, Itapipoca, Massapê, Paramoti, Penaforte, Pindoretama, Pires Ferreira, Tururu e São Luís do Curu.

Lauriberto BragaRepórter

Postador Dra. VALÉRIA

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta