Test Footer 1

<--isso--!
» »Unlabelled » Bebida nos estádios vira foco de conflito entre governo e Congresso

 

A divergência sobre a venda de bebidas nos estádios durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 passou a ser o mais novo ingrediente no cenário já de turbulência na relação do governo com o Congresso. No início da semana, em uma visível desarticulação política, a presidente Dilma Rousseff trocou os líderes do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), e no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), surpreendendo a base e, em consequência, paralisando as votações importantes.

Na manhã desta quinta-feira, 15, o plenário aprovou três projetos de lei do Judiciário, criando Varas do Trabalho, e três projetos relacionais a acordos internacionais. As propostas tinham acordo para votação. Na noite desta quarta, na primeira sessão após a troca de comando na liderança do governo, os deputados aprovaram a medida provisória (MP 550) concedendo uma linha de crédito destinada à aquisição de produtos de tecnologia de assistência para pessoas com deficiência. Houve acordo entre os partidos para a votação.

O mais novo episódio envolve o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Na noite de ontem, Rebelo divulgou uma nota em que contesta a orientação de Ideli e de Gleisi transmitidas aos líderes da base, na tarde de ontem, a respeito do artigo que permite a venda de cerveja durante os jogos.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), admitiu na manhã desta quinta que a divergência poderá levar a mais um adiamento da votação do projeto de Lei Geral da Copa, previsto para a próxima semana. "Não é ruim ter mais uma semana para discussão, para debate e até para que o governo possa escolher qual o melhor caminho que ele entende para a votação", afirmou Maia. "O que eu ouvi, de ontem até hoje, foi uma grande confusão em relação a esta matéria. Inclusive, há temas que foram assinados pelo governo, compromissos que foram assumidos com a Fifa", disse, completando que quanto mais o texto for ajustado maior a facilidade de votação pelo plenário.

Reunidos com o novo líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), na tarde de quarta, os aliados receberam da Secretaria de Relações Institucionais a informação de que o governo brasileiro não assumiu o compromisso com a Fifa, quando acertou a realização da Copa no Brasil, de que seria permitida a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Além de Ideli, a posição foi reafirmada pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, consultada por telefone durante a reunião de líderes.

Com essa orientação do governo, os líderes da base fecharam um acordo para votar o projeto da Lei Geral da Copa, sem o artigo permitindo esse comércio, na próxima semana. No entanto, no final da noite, Aldo divulgou nota afirmando: "O Governo Federal esclarece que o compromisso assumido junto à Fifa relativo à venda de alimentos e bebidas nos estádios e outros locais durante a Copa do Mundo consta do Projeto de Lei originalmente encaminhado ao Congresso Nacional, em seus artigos 34 e 43, os quais foram mantidos no texto do relator aprovado pela Comissão Especial".

Surpreendido, o vice-líder do governo na Câmara, Odair Cunha (PT-MG), afirmou, na manhã desta quinta, que os líderes seguiram a orientação dos representantes do governo junto aos parlamentares. "O que os interlocutores oficiais nos disseram é que não há esse compromisso (venda de bebidas). Eles (ministros) têm de resolver a questão no âmbito do governo. O que nós desejamos é que o governo tenha uma voz única", afirmou Cunha.

A venda de bebidas alcoólicas nos estádios enfrenta resistência na Câmara, principalmente da bancada evangélica. A expectativa, nesta quinta, é que, mesmo se for mantida a permissão no projeto a ser votado, esse item deverá ser rejeitado pela maioria dos deputados na sessão.

ESTADÃO.COM

Postador Dra. VALÉRIA

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta