Test Footer 1

<--isso--!
» »Unlabelled » Em 2011, o Decon realizou cerca de 16.850 atendimentos no CE

LG e BB lideram rankings de queixas ao Decon viraram processo em 2011. Considerando as áreas mais reclamadas, produtos com defeito possuem 60,25% de participação
Em 2011, o Decon/Ce realizou 16.850 atendimentos, entre registros de informações preliminares, consultas, cálculos, encaminhamentos a outros órgãos, abertura de reclamações, etc.
Desse total, 3.801 reclamações entraram para o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), se transformando efetivamente em processos administrativos.
A partir desse universo de reclamações fundamentadas, o órgão gerou dois cadastros: o ranking dos 30 fornecedores mais reclamados e o ranking dos fornecedores que menos atendem aos consumidores, este última diz respeito a empresas que sofreram ou sofrerão sanções por não ajustarem a conduta em relação a reclamações fundamentadas.

Liderança

Figura na liderança da primeira lista (dos 30 fornecedores mais reclamados) a LG Eletronics de São Paulo Ltda, principalmente por defeito de produtos.

No topo da lista de fornecedores dos que menos atendem aos consumidores está o Banco do Brasil S.A., que foi a empresa que menos deu retorno às queixas recebidas no órgão.

Dentre as cinco mais reclamadas, além da campeã (LG), estão a TNL PCS S/A (OI Móvel), a Comercial Rabelo Som e Imagem Ltda, a Telemar Norte Leste S/A (OI Fixo) e a Tim Celular S.A..
No ranking das empresas que menos atendem aos consumidores, o líder (Banco do Brasil) é imediatamente seguido da B2W Companhia Global do Varejo - responsável pelos sites de compras Americanas.com, Submarino e Shoptime, o Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda, a J. Alves e Oliveira Ltda (Zenir Móveis) e, novamente, a Tim Celular S.A.

Os dados, referentes ao período de 1º de janeiro do ano passado a 31 de dezembro último, foram divulgados ontem, no Dia do Consumidor, pela secretária executiva do Decon/Ce, Ann Celly Sampaio Cavalcante, que está no cargo há apenas um mês.

Assessorada pelo titular da 1ª Promotoria do órgão, Ricardo Memória, ela disse preferir não comentar sobre nenhuma das empresas que engrossam as listas de reclamações de consumidores no órgão, se limitando a apresentar os números e percentuais das principais reclamações por áreas e assuntos mais demandados.
Ela destacou também o alto grau de resolutividade do órgão em 2011.

Segundo o balanço apresentado, das 3.801 reclamações cadastradas no Sindec no ano passado, 84% foram atendidas.
"Significa que 84% do total dos processos administrativos resultaram em acordos", explica.


Áreas e assuntos

Considerando as áreas mais reclamadas, as queixas por produtos com defeito lideraram com 60,25% de participação. Em segundo lugar, os assuntos financeiros, resultantes de questões envolvendo bancos e cartões, responderam por 17,94% do total.
Reclamações relativas a problemas na prestação de serviços essenciais, como água e energia, participaram com 12,15%.

Em seguida, com 5,55%, vem os serviços privados devido a queixas a TVs por assinatura, agências de viagem, escolas, cursos de informática, etc.
Planos de saúde suplementar aparecem em seguida, com 2,53% das reclamações.
Por último estão Habitação e Alimentos, com 1,55% e 0,03% de participação, respectivamente.


Habitação

Conforme Ricardo Memória, reclamações envolvendo o quesito Habitação são frequentes na 1ª Promotoria. "Geralmente são empresas que não entregam o imóvel dentro do prazo previsto, exigem balões ou entradas abusivas que não constam em contrato ou que alteram o projeto, com produtos e serviço de menor qualidade", diz.

Dentre os assuntos mais reclamados, defeitos em aparelhos celulares, principalmente oxidação, lideram com 16% de participação. Microcomputadores e outros produtos de informática, incluindo tablets, respondem por 10%.
Cobranças indevidas e juros altos nos cartões de crédito estão em terceiro lugar, com 9%. Falhas no sistema de telefonia celular são responsáveis por 7% das queixas.
Por fim, com 5%, estão reclamações de defeito em aparelhos de televisão, filmadora áudio e vídeo.


Empresas dizem melhorar serviço

As empresas que constam nos rankings do Decon/Ce, divulgados ontem, garantem que têm melhorado o serviço de atendimento ao consumidor.

A B2W informou que trabalhou intensamente para resolver as questões que impactaram seus clientes em 2011.
"Essas ações resultaram na redução de 23,7% na quantidade de reclamações no segundo semestre de 2011 comparado com o primeiro do mesmo ano, e em 55,1% quando comparado o primeiro bimestre de 2012 com igual período de 2011", afirmou.

A OI informou que assumiu compromisso com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor de interação colaborativa e tem investido fortemente em melhorias de processos e ampliação de rede para assegurar a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços para seus 67 milhões de clientes. Entre 2010 e 2011, a OI registrou queda de 15 ,7% nos atendimentos nos Procons do País.

O assessor jurídico da Rabelo, Felipe Melo, informou que a empresa ampliou os contatos com o cliente pelo SAC (3464.9834), treinou equipe, tenta resolver administrativamente e exige dos fornecedores que apresentem solução para as reclamações.

A empresa Zenir Móveis informou que tem um serviço de pós venda de alta qualidade, trabalhando com garantia e assistência técnica qualificada, dispondo também com um número exclusivo para SAC, ouvindo possíveis reclamações e sugestões.

A Tim afirmou que vem desenvolvendo ações preventivas, inclusive junto a órgãos de Defesa do Consumidor, para reduzir as demandas dos clientes.
Como resultado, a companhia mantém o melhor desempenho nos indicadores do Plano Geral de Metas de Qualidade da Anatel, com 100% de cumprimento das metas de atendimento desde agosto de 2010.
"A Tim ainda apresentou positiva evolução no IDA, também medido pela Anatel, com aumento previsto de 10 pontos no quarto trimestre de 2011 comparado ao mesmo período do ano anterior. A operadora disse, ainda, que atuará para a melhoria contínua do serviço".


Sem resposta

A LG Eletronics afirmou, por meio de sua assessoria, que não comentaria o caso.

A reportagem fez contato com o Banco do Brasil ontem ao meio dia. A assessora de imprensa informou que estava de licença e passou o contato da fonte para responder ao Jornal. A pessoa pediu para ser feita a demanda por e-mail, que foi enviado.
No fim da tarde, ao ser feito novo contato, descobriu-se que o e-mail não tinha chegado e não havia tempo hábil para resposta, pois era fim do expediente.

Para a assessoria de imprensa do Bompreço também foi feita demanda, mas não houve resposta até o fechamento da edição.

Mais informações

As listas com as empresas que receberam mais reclamações e com as que deram menos retorno, divulgadas ontem, estão publicadas na íntegra no Sindec, podendo ser acessadas no site: 
www.decon.ce.gov.br

Fonte: Diário do Nordeste

Postador Dra. VALÉRIA

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta