Test Footer 1

<--isso--!
» » Ação do MP requer pagamento a servidores de Nova Jaguaribara

O  promotor de Justiça Daniel Isídio de Almeida Júnior ingressou com uma ação civil pública contra o Município de Nova Jaguaribara, requerendo, em caráter liminar, a condenação daquele município ao pagamento dos vencimentos dos servidores em atraso e os que se vencerem no decorrer da lide, bem como na obrigação de manter a folha de pessoal em dia, promovendo ao pagamento até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido, conforme determina o artigo 459, § único, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Em sede liminar, o representante do Ministério Público do Estado do Ceará solicita o bloqueio e a apreensão dos valores que se encontram depositados – e os que vieram a ser – nas contas bancárias do Município de Nova Jaguaribara, no percentual de 54% de seus valores, de modo a garantir a quitação da dívida do Promovido junto aos seus servidores e o regular pagamento das folhas futuras até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido.

Segundo o promotor de Justiça, é fato público e notório, portanto, independente de provas, que desde o final do ano de 2011, o Ente requerido vem atrasando e deixando de pagar, sistematicamente, os vencimentos dos servidores públicos municipais de todas as categorias, sejam concursados, contratados, temporários, detentores de cargos comissionados e pensionistas. O promotor quer que seja determinado ao setor de pessoal da Prefeitura de Nova Jaguaribara, a apresentação, no prazo de cinco dias, as folhas de pagamento de todos os setores da administração pública que estiverem em atraso.

Para garantir o efetivo cumprimento da ordem liminar de bloqueio, os gerentes das agências bancárias e, concomitantemente, o prefeito deverão ser oficiados para que os valores bloqueados sejam transferidos e centralizados em uma conta especialmente aberta, sendo imediatamente iniciados os pagamentos, com a transferência do numerário para a conta FOPAG de cada servidor. Com a medida liminar, os bancos pagadores não poderão efetuar nenhuma transferência de recursos entre as diversas contas correntes mantidas em nome da Prefeitura Municipal de Nova Jaguaribara.

A situação de inadimplência, malgrado os diversos esforços envidados por diversos setores da sociedade, inclusive pelo Ministério Público, pelo Sindicato dos Servidores Públicos Civis e pelo próprio Poder Judiciário, no sentido de remediá-la, tem se mostrado em vão, enquanto isso estando a se acumular, cada vez mais, a dívida do Município para com os servidores, correndo o sério risco de se tornar impagável.

Conforme disposto na ação, o município de Nova Jaguaribara chega a dever até três meses de salário aos seus servidores, sendo que quando realiza algum pagamento este é sempre referente a meses vencidos, de modo que a folha raramente se encontra em dia, causando prejuízos de ordem moral, financeira, física e psicológica a milhares de pessoas, considerando o número de servidores e seus familiares que dependem da remuneração dos cofres públicos municipais. Recentemente, foi inclusive deflagrada uma greve pelo funcionalismo municipal, cuja principal reivindicação era o pagamento dos salários atrasados do corrente ano.

Postador Dra. VALÉRIA

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta